Programa Bituca Zero: O Meio Ambiente Agradece!

 

             

O PROGRAMA BITUCA ZERO, foi criado na tentativa de minimizar os efeitos dos resíduos do cigarro no meio ambiente. Diarimente, milhões de bitucas são descartadas em ruas, praças, e em nossos rios, poluindo e sujando nossas cidades. Parte desse descarte inadequado, se da pela falta de coletores específicos para o resíduo e da ausência de políticas públicas.

O PROGRAMA, com foco na educação ambiental e na gestão de resíduos, atende o ciclo completo da bituca, desde a implantação de coletores especialmente desenvolvidos,  a coleta semanal com logística planejada e o encaminhamento para o processo de reciclagem.

 

 

.

TODO O RESÍDUO É REAPROVEITADO!

 

O filtro(acetato de celulose), junto com outros resíduos frutos da compostagem, se transformam em uma biomassa que aplicada sobre áreas degradadas(encostas de estradas e outros passivos ambientais), serve de base para projetos de hidrossemeadura, recompondo esses espaços. Os restos de fumo e o papel, após sua biodecomposição, são utilizados sobre a hidrossemeadura com agentes fertilizantes.

 

Atendendo empresas como Renault, CR Almeida, Landis+Gyr, Escritório Verde, JMalucelli, Assembléia Legislativa do Paraná, CREA-PR, GRI, entre outras, mensalmente mais de 120 mil bitucas são coletadas dentro de Curitiba e Região Metropolitana. Em breve, serão criados centros de triagem em Ponta Grossa, Londrina e, Maringa.

PROGRAMA BITUCA ZERO:

O LIXO, TRANSFORMADO EM SOLUÇÃO!

 

Abaixo, reportagem publicada na Revista do CREA-PR